terça-feira, 10 de abril de 2012

O jeitinho brasileiro atropelando as regras de gramática

O uso incorreto do verbo sem o sujeito


Em português, é correto a gente dizer que "está chovendo," ou que "está ensolarado" sem precisar usar um sujeito como ele, ela, eles, elas, nós, e por aí vai. Porém, em inglês, não se usa verbo sem sujeito. 
Assim que a minha experiência com o inglês começou há uns dez anos atrás, eu sempre soube disso e até hoje fico sem saber quando vejo brasileiros que moram aqui nos Estados Unidos dizendo "is raining" ou "is good." Talvez seja pela falta de uma firme estrutura no idioma e o "jeitinho brasileiro," nesse caso traduzindo as coisas ao pé da letra. É aí que o sujeito "it" em inglês entra no jogo.
Na escola a gente normalmente aprende que "it" se refere à animais e objetos. Mas além dessas funções, it também funciona como um "sujeito fantasma" que serve para não deixar o verbo sozinho, solitário, e totalmente fora das regras gramaticais da língua inglesa. 
Para facilitar a sua vida, lembre-se que nunca se começa uma frase com o verbo (somente se for uma pergunta, e assim mesmo o sujeito deverá aparecer logo após do verbo). Portanto o sujeito estará em algum lugar: no começo da frase se for afirmativa, e logo após do verbo se for interrogativa, mas nunca estará AUSENTE.

Examples

Frases afirmativas                                                    Frases interrogativas 

It is raining.                                                                 Is it raining?
It is nice to have you here.                                           Is it nice to have you here?
It is better to stay here?                                               Is it better to stay here?
It is 5 o'clock in the morning.                                       Is it 5 o'clock in the morning?

Para saber como pronunciar qualquer palavra/frase, acesse http://translate.google.com/ e escolha English como idioma. Digite a palavra na caixa apropriada e clique no ícone de som do lado direito logo na parte debaixo da caixa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário